Pesquisar

11 de abril de 2011

Funcionamento do Arguile


Funcionamento3 

A base do Arguile é enchida com água suficiente para submergir alguns centímetros do tubo do corpo, o tabaco é colocado dentro do cabeçote no topo do Arguile e o carvão ardente é colocado em cima do tabaco. Quando se aspira o ar pelo tubo, reduz-se a pressão no interior da base; isso faz com que o ar aquecido pelo carvão passe pelo tabaco, produzindo a fumaça. Nesse ponto, a fumaça desce pelo corpo até a base, onde é resfriada e filtrada pela água, que retém partículas sólidas. A fumaça segue até ser aspirada pelo fumante. Sempre que o fumante aspira pela mangueira, a passagem da fumaça nos pulmões, e a mudança da pressão arejam mais o carvão, o que faz todo o processo continuar. Os componentes do Arguile devem ser bem selados, isso para que o ar não escape o que invariavelmente fará que a quantidade de fumaça diminua.
O Arguile é geralmente formado por cinco peças, estas são elas:
  • Base ou Vidro - Peça central do Arguile; assemelha-se a uma espécie de vaso. É enchida com água (ou, embora não seja tradicional, com outros líquidos, como vodka, arak, sucos ou essências naturais). Geralmente a base é feita de vidro, metal ou cerâmica; algumas são bastante ornamentadas, com decorações pintadas em dourado, prateado ou outras cores.
  • Corpo - Peça cilíndrica que sustenta o fornilho e conecta-se à base. Na base, projeta um tubo para dentro da água, aonde conduz a fumaça.
  • Cabeçote ou Fornilho - Peça de barro, cerâmica ou metal onde coloca-se o fumo e, por cima dele, o carvão em brasa. Pode ter uma rede metálica para separar a brasa do melaço. Caso não haja essa rede, pode-se cobrir o tabaco com papel alumínio (com pequenos furos para passagem do ar), e sobre o papel colocar o carvão em brasa.
Funcionamento
  • Abafador - Artefato de metal, geralmente alto para proteger a brasa do vento, evitando o consumo rápido do carvão.
  • Mangueira – Também conhecida como tubo, é por onde se aspira a fumaça. Uma ponta termina numa piteira, e a outra se encaixa na parte superior do corpo do Arguile (acima da água). Pode haver mais de uma mangueira para que várias pessoas fumem juntas. Em Arguiles usados em locais públicos, como bares, freqüentemente usa-se uma peça plástica removível na ponta da piteira, que pode ser lavada ou descartada a cada uso, ao contrário da mangueira em si, que não deve nunca ser lavada, pois pode oxidar, criando assim partículas de fuligem, que atrapalham a aspiração da fumaça.

Matéria Retirada do site
http://www.emporiodoarguile.com.br/index.php/arguile
com a Permissão de Nizar Escandar Dono da Empório do Arguile.

3 comentários:

  1. Parabénssss Ótima Matéria !!!!!

    E Ótimo site o do Empório do Arguile !!!! Vou indicar para meus amigos !!!


    Absss.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Meninos do Blog Gênio do Arguile !!!

    Estão de Parabéns !!!

    Abraçõs

    Nizar - Emporio do Arguile

    ResponderExcluir